Um novo estudo mostrou que casais que tentam ficar mais saudáveis ​​juntos têm três vezes mais chances de sucesso do que se o fizerem a solo.

As pesquisas envolvendo mais de 3.000 casais descobriram que indivíduos que tentaram deixar de fumar, fazer mais exercício ou perder peso, tinham muito mais chances de ter sucesso se o parceiro fizesse esforços semelhantes.

Os pesquisadores da University College London afirmaram que até mesmo os parceiros daqueles que foram submetidos a cirurgia para perda de peso pareciam ter um “efeito halo” – e era provável que perdessem peso também.

estudo sobre casais que decidem mudar para um estilo de vida mais saudável

Os cientistas analisaram 3.722 casais, casados ​​ou vivendo juntos, inscritos no English Longitudinal Study of Ageing (Estudo Longitudinal Inglês do Envelhecimento).

Eles descobriram que aqueles que tentaram parar de fumar, começar a praticar mais exercício ou perder peso tiveram muito mais sucesso se o parceiro estivesse fazendo esforços semelhantes.

A correlação foi mais forte entre aqueles que deixaram de fumar.

Entre as mulheres que fumavam, metade conseguiu parar se o parceiro parou ao mesmo tempo, segundo o estudo, publicado na revista “Jama Internal Medicine”.

Tentar deixar de fumar sozinho (por conta própria) mostrou-se muito mais difícil – apenas 17% daqueles cujos parceiros já eram não-fumantes foram bem-sucedidos, enquanto apenas 8% dos casados ​​com fumantes tiveram sucesso.

Aqueles cujos parceiros eram regularmente ativos eram quase três vezes mais propensos a ter sucesso nos esforços para fazer mais exercícios.

E ter um parceiro com excesso de peso que conseguiu perder peso estava associado a chances de perda de peso três vezes maiores.

Então se você deseja mudar para um estilo de vida e uma alimentação mais saudável, por exemplo a alimentação alcalina, terá mais chances de sucesso se convencer seu parceiro a mudar de hábitos também.