Se você utiliza sites de namoro, então é provável que tenha já encontrado um ou dois perfis falsos ao longo de sua jornada de namoro online.

Eles se parecem muito com perfis verdadeiros com pessoas reais e genuínas por trás da tela. Mas, como são criados por golpistas, geralmente têm algumas qualidades específicas que denunciam eles, quando você sabe o que procurar.

Aproximadamente 10% dos perfis de namoro se enquadram nessa categoria, ou seja, são falsos; portanto, é bom conhecer os sinais de alerta, especialmente se você passa muito tempo procurando por perfis em sites de relacionamento online.

“Um perfil falso é qualquer perfil em que a pessoa está deturpando sua verdadeira identidade”, disse Jonathan Bennett, especialista em relacionamento e namoro da Double Trust Dating.

Perfis falsos são criados por várias razões, diz ele, incluindo a busca por atenção, marketing de produtos ou até mesmo enganar as pessoas para sacar dinheiro delas.

A razão pela qual os perfis falsos dão resultado é porque eles parecem legítimos. Mas, de acordo com o DatingScout, muitas vezes você pode perceber o que é real e o que não é, simplesmente olhando as fotos.

Se o perfil tiver apenas uma ou duas fotos, considere isso um sinal de alerta. E o mesmo acontece se a foto tem um fundo branco, pois isso pode indicar que é uma imagem tirada da Internet e não uma foto real da pessoa que gere o perfil.

Se você encontrar um desses sinais de alerta, faça uma pausa e examine o restante do perfil.

“Se uma pessoa parece perfeita demais, é um sinal suspeito que você pode estar lidando com uma farsa”, diz Bennett.

Isso pode significar que eles têm fotos com aparência extremamente profissional, diz ele, em comparação com aquelas em que estão apenas casualmente saindo com amigos ou familiares. Ou eles estão se gabando um pouco de coisas como riqueza e status, que podem ser um truque para atrair pessoas inocentes.

Claro que, não são apenas as pessoas que criam esses perfis, mas também os programas de computador.

“Se a redação e a gramática do perfil parecerem erradas, … é um sinal de que você pode estar lidando com um perfil falso ou um bot”, diz Bennett.

Esses perfis são criados com o objetivo de enganar você para compartilhar informações privadas, como mencionado acima, ou enganá-lo a clicar em links de malware.

Se as respostas do perfil de alguém parecerem estranhas, desarticuladas e robóticas, não se envolva e pare de trocar mensagens. E o mesmo vale para perfis que parecem estar tentando vender algo para você, o que é mais comum do que você imagina.

“Se o perfil estiver focado em enviar você a outro lugar para entrar em contato com a pessoa no perfil, como um site, é provável que seja uma tentativa de enganar você ou fazer marketing para você”, diz Bennett.

O teste final, no entanto, é ver se eles estariam dispostos falar com você através de uma chamada de vídeo ou se encontrar com você pessoalmente, diz Emily Pfannenstiel, uma conselheira profissional licenciada especializada em relacionamentos.

“Se você está falando em um site de namoro”, diz ela, “a suposição é que você está planejando se encontrar e sair em algum momento”. Então você definitivamente vai querer recuar e partir para outra, se eles recusarem.

Outra maneira de garantir que você está conversando com um ser humano de verdade e que quer ter um encontro genuíno como você é verificando se eles incluíram suas páginas de mídia social no perfil.

“Muitos sites de namoro permitem vincular a mídia social”, diz Bennett, uma vez que pode servir como verificação adicional.

Mesmo que você deva se concentrar em conhecer novas pessoas e ter conversas divertidas, o namoro on-line tem tudo a ver com esses sinais duvidosos também.

Obviamente, você não vai querer clicar em links aleatórios ou transferir dinheiro para estranhos, e também não vai querer conversar com pessoas que têm imagens de perfil falsas. Procure links de mídia social, além de fotos reais e informações que soem humanas nos perfis. E se algo parecer errado, confie em seu instinto e pule fora.

“Se você tem certeza de que a pessoa é falsa, eu recomendaria denunciá-la usando qualquer mecanismo disponível”, diz Bennett.

“Golpistas, profissionais de marketing e outras falsificações retiram o verdadeiro objetivo dos aplicativos de namoro e tornam muito mais difícil encontrar o verdadeiro amor”.

Você também pode optar por não se envolver em uma conversa se algo parecer estranho e, em vez disso, economizar toda essa energia para as pessoas reais que têm boas intenções.

Depois de sentir que a conversa está rolando e você gostaria de ver quem está do outro lado, também pode ajudar marcar um encontro.

“Dessa forma, você pode saber imediatamente se a pessoa é quem ela diz ser (se não for, é provável que não siga adiante) e se você gosta e deseja realmente sair com ela”, diz Pfannenstiel.

“Então, marque esse encontro logo no início e você terá menos chances de ser enganado” e aumentará em muito as chances de encontrar a sua cara-metade.