Apesar de todos os relacionamentos desastrosos que experimentamos e testemunhamos nas nossas vidas, existe sempre a história de um ou outro casal que restaura nossa fé no amor e nos relacionamentos duradouros.

Os jovens normalmente não valorizam a estabilidade. No entanto, à medida que você envelhece e principalmente quando chega na fase mais avançada da vida, seu cônjuge pode ser o núcleo do seu sistema de apoio. Numerosos estudos revelaram que ter um relacionamento feliz com um cônjuge traz melhorias para a saúde e pode evitar a solidão entre os idosos.

Então anote estas dicas sobre como construir relacionamentos duradouros e você estará na direção certa!

 

7 segredos para construir relacionamentos duradouros

 

1. Compartilhar valores e interesses fundamentais

Os opostos se atraem, mas é bem melhor se você e sua cara metade partilharem os mesmos valores e interesses fundamentais. É importante que ambos tenham uma visão da vida semelhante.

Compartilhar valores fundamentais significa que ambos concordam sobre os principais aspetos da vida. Um bom exemplo é o número de filhos que desejam ter e como pretendem educar eles.

Também pode ajudar se ambos tiverem personalidades e origens semelhantes. Não ter interesses comuns pode tornar difícil você se entusiasmar com o que interessa para a sua cara metade. Quer você admita ou não, é sempre bom ter um parceiro/a que se entusiasma com as coisas que você gosta.

2. Dar importância para a atração física

Sim, o que há no interior importa mais. Mas, a atração física é também importante para manter os casais juntos.

É improvável que um relacionamento se desenvolva se não existir atração física em primeiro lugar. Claro, isso não deve ser a base do relacionamento, mas é vital para manter seu parceiro/a ligado e empenhado no relacionamento.

Isso não significa que você tenha que se parecer com uma celebridade de Hollywood, mas no mínimo mantenha seu peso e aparência sob controle. Lembre-se, a atração física é um componente chave para manter a intimidade com a sua cara metade.

segredos para criar relacionamentos duradouros

3. Comunicar

A comunicação é essencial para a ” boa saúde” de todos os relacionamentos. No entanto, é ainda mais fundamental em seu relacionamento com seu cônjuge.

Idealmente, você deveria passar a maior parte do seu dia com seu cônjuge. Seu parceiro/a deve ser a pessoa a quem você recorre nos momentos menos bons. Se você não é capaz de transmitir suas preocupações ao seu cônjuge, então irão surgir problemas no relacionamento.

A incapacidade de confiar seus problemas e preocupações ao seu cônjuge irá erguer uma barreira entre os dois. Se sua linha de comunicação é ineficaz, ambos irão ficar ressentidos à medida que a distância entre vocês cresce.

4. Estabelecer um compromisso

Você não pode querer levar a melhor o tempo todo. Haverá inúmeras ocasiões em que um de vocês terá que ceder um pouco para acomodar o outro.

Não é justo que um membro do casal faça todos os sacrifícios. Na verdade, você não deve sequer pensar em compromissos como sacrifícios – pense em compromisso como uma negociação.

Você não deve sentir que está se sacrificando. Em vez disso, pense nisso como uma ligeira adaptação para o bem do seu relacionamento. Negocie com seu parceiro até chegarem a um acordo que seja justo para ambos.

Tenha a conversa apenas quando estiver pronto para conversar sem ficar excessivamente emocional e impulsivo. Tente encontrar soluções que satisfaçam a ambos. Forçar um compromisso em um momento em que ambos estão resistindo só piorará a situação.

5. Esforçar-se para desfrutar dos interesses da sua cara metade

Há atividades, filmes e música que sua cara metade adora e que não interessam nada a você. Ainda assim, você deve considerar dar-lhe uma chance genuína. Seu parceiro certamente apreciará seu esforço. Quanto mais vocês puderem desfrutar juntos, melhor será para seu relacionamento.

6. Desafiar-se constantemente

Criar novas memórias em conjunto sempre fortalecerá seu relacionamento. Fazer as mesmas atividades uma e outra vez pode tornar as coisas aborrecidas e triviais.

Mantenha as coisas frescas, obriguem-se a ir a novos lugares, conhecer diferentes tipos de pessoas e experimentar novas atividades em conjunto. Sair da zona de conforto é importante para o crescimento pessoal e para manter seu relacionamento excitante, também.

7. Nunca ir para a cama zangados

Este é provavelmente o melhor conselho de relacionamento de sempre.

Resolver as questões o mais rapidamente possível é a maneira mais fácil de impedir o acúmulo de raiva e ressentimentos. Faça um favor a você mesmo e resolva seus conflitos antes de ir dormir. Você vai evitar uma noite de inquietação e, mais importante, você vai acordar sem o fardo de uma briga.

 

E você o que acha? Estes são os melhores segredos para construir relacionamentos duradouros? Acrescentaria mais algum?